Tudo o que você precisa saber, da linha do tempo à lista de convidados, jogos e atividades para você arrasar na próxima festa de aniversário do seu filho!

Morbi vitae purus dictum, ultrices tellus in, gravida lectus.

Festas de aniversário são como viagens: chegar lá é metade da diversão. Decidir sobre o tema, decorações e atividades faz com que os dias que antecedem o evento pareçam parte da própria celebração. Não precisa ser elaborado – as crianças ficarão felizes com uma pequena festa, desde que sejam feitas para se sentirem especiais. Mesmo uma festa simples requer planejamento; quanto mais cedo você começar a organizar, mais cedo a emoção começará e menos detalhes você terá que elaborar no próprio dia.

O aniversariante provavelmente terá idéias sobre o tipo de festa que deseja, então faça com que ele participe do planejamento. Deixe seu filho escolher o tema, ajudar com as compras, decoração e participar bastante na hora de assar os quitutes da festa. Fazer isso ajuda a aumentar a alegria da antecipação; dessa forma, o foco não estará apenas em algumas horas de um único dia. Embora possa ser mais eficiente fazer tudo sozinha, há prazer em trabalhar com seu filho em direção a um objetivo importante. Além disso, ele terá a recompensa de aproveitar com seus amigos o dia mágico que ajudou a planejar!

Passo a passo de como planejar sua Festa

Linha do Tempo

Seis semanas antes da festa, você deve escolher o tema, elaborar a lista de convidados, confirmar a data com o melhor amigo do seu filho e reservar espaço onde será a festa.
Depois disso, quatro semanas antes da celebração, você deve escrever convites; obtenha lista de turma da escola atualizada; decida sobre jogos, atividades e o tipo de comida. Também é o momento de encomendar o bolo de aniversário, os docinhos e quitutes que serão servidos na festa.

Você vai enviar convites, comprar artigos para festas, iniciar as decorações e providenciar ajuda extra, se necessário, em três semanas. Uma ou duas semanas antes é quando você deve comprar materiais e presentinhos para as party bags, elaborar um cronograma de atividades e mandar um lembrete para convidados que ainda não responderam ao convite da festa.

Cinco dias antes da festa, confirme as encomendas de bolo de aniversário, doces e quitutes com os fornecedores, verifique o andamento da decoração e arrumação do espaço da festa e para garantir que tudo está caminhando conforme o planejado.

Convidados

Verifique se o melhor amigo do seu filho está livre antes de definir a data. Ao incluir colegas de classe, pense em “todos” – todas as crianças, todos os meninos ou meninas – se quiser evitar sentimentos feridos. Se você não está convidando muitos colegas de classe, a regra geral é perguntar quantas crianças tem a mesma idade do seu filho mais os irmãos.

Convites

Envie os convites três semanas antes da festa. Mesmo que a escola do seu filho permita a distribuição de convites no local (muitas não permitem, a menos que toda a turma esteja incluída), é melhor não entregar os convites na escola. Dessa forma, as crianças que não são convidadas têm menos probabilidade de se sentirem excluídas. Inclua a data, o local (com instruções), os horários e a R.S.V.P. Coloque instruções caso seja necessário trazer alguma coisa a mais – por exemplo roupa de banho em caso de festa na piscina. Mencione entretenimento específico, como um filme. Ligue para os pais que não responderam na semana anterior à festa; afinal, os convites se perdem.

Onde Fazer a Festa

Em uma festa em casa, o aniversariante está em seu próprio território e você sabe onde encontrar tudo. Para impedir que as crianças andem pela casa toda, defina a área da festa com balões e serpentinas e feche as portas de outras salas. Parques são ótimos para festas de clima quente; apenas certifique-se de ter um plano de backup em caso de chuva.

Se você está considerando fazer sua festa em um salão, reserve o espaço com pelo menos oito semanas de antecedência (alguns lugares mais populares exigem reserva com muito mais tempo de antecedência – 3 ou 4 meses antes da data da festa – e obtenha o nome de uma pessoa de contato.

Combine também como será a decoração do tema da festa e pergunte sobre o cardápio que pode ser oferecido. Verifique se o buffet do salão oferece opções de cardápio tipo festa coquetel, almoço ou jantar e também as opções de bolo.

Quando Fazer a Festa

Agende o horário de festas para crianças pequenas quando elas estiverem no seu melhor humor, nem com muito sono nem com muita fome. Após o tempo de soneca, funciona bem para crianças pequenas a hora do almoço para ser a parte principal da festa. À medida que as crianças crescem, o tempo se torna um fator menos importante. Não sinta que precisa se divertir todos os convidados por horas. Crianças pequenas e pré-escolares aproveitam melhor festas mantidas por duas ou três horas, o que é tempo suficiente para crianças pequenas se divertirem bastante.

O que Servir

Se você não for usar um buffet para o cardápio ou uma pâtisserie para o bolo, deve existir um planejamento para preparação do que será servido na festa.
Planeje a compra de todos os ingredientes com 2 semanas de antecedência.
Um dia antes da festa, asse o bolo de aniversário e gaste bastante tempo com a decoração do bolo (crianças adoram bolos decorados).
Escolha outros alimentos que sejam fáceis de servir, comer e limpar. Dito isto, até a comida simples pode parecer especial. Aqui estão algumas idéias: corte sanduíches em formas divertidas usando cortadores de biscoito (corte as crostas primeiro); ou use uma faca para cortá-las em pedaços como um quebra-cabeça. Sirva lanches em recipientes criativos. De alguma forma, os cachorros-quentes são mais atraentes servidos em barquinhos de papel, assim como no cinema. Transforme o almoço em uma atividade. Deixe as crianças comerem pizzas enquanto fazem alguma brincadeira. Mostre por exemplo como eles podem decorar as pizzas que vão comer com caretas de olhos de azeitona, nariz de calabresa e boca de pimentão.

Party Bags

Bugigangas e doces são presentinhos populares e baratos para as party bags. Se preferir, você pode dar um presentinho mais substancial, como um livro, joguinhos para crianças mais novas ou uma pequena lanterna para crianças mais velhas. Combine as guloseimas com o tema: você pode fazer docinhos criativos numa festa de princesas, uma personagens de ação para uma festa de super-heróis ou vaso de flores e sementes para uma festa de jardim.
Uma ideia criativa é deixar que as crianças façam seus próprios presentinhos de festa como pintar camisetas, por exemplo. Decore com itens que os convidados possam levar quando a festa terminar.
Convide um artista que possa usar adereços ou suprimentos – kits individuais de pintura de rosto ou truques de mágica, por exemplo – para que as crianças possam levar para casa com eles.

Como Entreter

O ritmo da festa é importante. É útil dividir a festa em blocos de atividades.
Reserve cerca de 30 minutos ou 1 hora para um artista (ou crianças podem perder o interesse)
Se um jogo não estiver indo bem, passe para a proxima. Se as crianças gostam de um jogo em particular, deixe-o correr mais do que o planejado.
À medida que as crianças chegam, você pode iniciar a festa uma mesa de artesanato, onde as crianças ficam ocupadas até que os demais convidados cheguem.
Mantenha os jogos e as atividades simples para crianças pequenas: siga os jogos que eles conhecem bem ou atividades sem regras complicadas (como dançar ou pega-pega).
As crianças mais velhas precisam de mais estímulo: planeje esportes ou atividades organizadas com base no que seu filho gosta de fazer.

Contratar um Performer

Pegue referências de outros pais ou escolas.
Quando ligar para um artista em potencial, pergunte para qual faixa etária o programa foi projetado antes de mencionar a idade do seu filho.
Enquanto mágicos e palhaços são clássicos para festas infantis, existem muitas outras opções para crianças: artistas de balão (suas criações servem como lembrancinhas), jardins zoológicos móveis, cabeleireiros ou manicures (ligue para uma escola de beleza local para sugestões), coreógrafos ou professores de dança, pintores de rosto, contadores de histórias profissionais e DJs.

Abrir os Presentes agora ou mais tarde?

Existem boas razões para abrir presentes durante a festa e tantas razões para esperar até depois. Algumas crianças adoram ver seu presente sendo desembrulhado, especialmente se foi sua a escolha. Para que os convidados não fiquem entediados, coloque nomes em um chapéu; o escolhido é a criança cujo presente será aberto em seguida. As crianças podem não ficam empolgadas com um determinado presente, então ajude seu filho a praticar agradecimentos com antecedência.
Pode ser menos caótico, principalmente para crianças pequenas, se seu filho abrir seus presentes depois da festa. Nesse caso, é uma boa prática tirar uma foto dela com cada presente e envie-a com o agradecimento.

A hora do Até Logo!

Na hora que algum convidado estiver indo embora, peça ao seu filho entregar a party bag para o amigo que está saindo.

Galeria de Idéias

Quando o assunto é festa, as possibilidades são infinitas. Aqui mostramos algumas ideias de decorações e comidinhas que podem ser a inspiração para a sua próxima festa.

Este artigo foi inspirado pelo post Kids Party Ideas, da Martha Stewart. Amamos! Ficou curioso? Clique aqui!

Increva-se & Saiba Tudo!

Fique por dentro do Mundo BoloArt! Tenha acesso à novidades, receitinhas, convites, papo bom e tudo mais que a Bolo oferece com carinho para você.

           
 
 

Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento.