A virada do ano, de maneira curta e grossa, é apenas uma mudança de data no calendário. Mais um dia depois do outro. Uma manhã depois de uma noite mal dormida e com alguma ressaca, talvez. Mas, graças a todos os simbolismos que empregamos nesta data, trata-se de um dia muito especial.
Artigo escrito por Giovanna Baccarin; palestrante, mentora e autora do Livro Empreenda com Menos.
Dependendo da crença de cada um, a simbologia desta passagem pode ser mais ou menos rica, mas é inegável sentir aquele clima de fechamento se aproximando e a esperança de um novo começo brotando em nós. Esta é a mudança de ciclo que nós mesmos determinamos. Um ritual coletivo do qual todos participamos..
Mesmo na antiguidade, antes de qualquer contagem regressiva da Rede Globo, já existiam festividades de ano novo na Babilônia. Os festivais aconteciam no equinócio de primavera e muitas tradições pagãs ainda comemoram a data. Para os chineses, islâmicos e judeus, e até mesmo para a astrologia, existem ainda hoje, outras datas importantes de novo ano em seus calendários particulares. E isso nos mostra que independente da data, a importância do ano-novo reside no ritual de passagem e a simbologia a que nos remete.
A própria palavra réveillon é derivada do verbo francês reveiller, que em português significa despertar. E essa é a importância maior desta data: a de nos lembrar de que a vida é impermanente. Ela caminha e passa e então sentimos aquele susto: já terminou mais um ano! E nos sentimos inclinados a rever e reavaliar. E é esse momento que nos permite perceber em que ponto estamos em nossa jornada individual e que nos permite realizar as mudanças de percurso necessárias para voltarmos a estrada principal ou ainda, para melhorarmos ainda mais a caminhada e agradecermos o que já passou. Este é um momento de recomeçar, de criar um bom princípio.
Por sinal, o hábito de pedir bom princípio é um costume que foi se perdendo com o tempo. As crianças não saem mais de porta em porta o pedindo, pois hoje a violência das cidades, faz com que tranquemos nossos filhos em casa. A ideia de doação, porém, é uma ótima forma de cuidar dessa passagem já que a energia que circula não diminui a nossa riqueza.
Desta forma, este é um ótimo momento para rever o que não foi usado nos últimos anos, fazer uma limpeza, aquela organização geral para fazer circular o que não mais nos pertence. Com isso, iniciamos o ano de forma mais leve e limpa, gerando um bom karma para o próximo ciclo.
Que possamos então vivenciar esse momento, cada um em seu próprio ritual. E assim, de forma boa, principiamos o ano.
Para conhecer mais, consulte o perfil da Giovanna no Instagram @giovannabaccarin ou através do seu website giovannabaccarin.com.br.
Increva-se & Saiba Tudo!
Fique por dentro do Mundo BoloArt! Tenha acesso à novidades, receitinhas, convites, papo bom e tudo mais que a Bolo oferece com carinho para você.
Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento.